terça-feira, 28 de outubro de 2008

O Menino das Pipas.


Lendo O Caçador de Pipas, agente descobre muitas coisas. Descobrimos que o Afeganistão era um país muito feliz antes de toda essa ocupação. Descobrimos que lá haviam crianças. Crianças que sonhavam com livros, filmes e Pipas.
Agente se envolve na história e conhece Hassan, o menino de lábios leporino (Ok, foi omitido no filme, algo muito importante ao livro), e sofre junto com este menino, inocente, leal, esperto, intuitivo. Com sua intuição descobre as Pipas que a vida lhe reserva, descobre o gosto amargo da maldade dos homens. Hassan, é pobre, não sabe ler nem escrever, mas é rico em alma tem o talento não só de acharas pipas, mas o de enchergar as pessoas, de entendê-las apenas com um olhar.
Agente também fica conhecendo Amir, que passa a carregar um difícil fardo em sua vida, por um ato de covardia no passado. Amir, é o oposto de Hassan, rico, possui o pai influente na sociedade, sabe ler e escrever, mas não possui os talentos de Hassan.
Aprendemos que só existe um pecado, o de roubar. Quando se mata, rouba vidas. Quando se furta, rouba sonhos. Quando fuma, Rouba saúde. Sempre está roubando.
O caçador de pipas vêm pra nos mostrar que arte ensina, a arte de escrever, arte do cinema, da imagem e do som...

Sandy Quintans


4 comentários:

  1. Que lindo tudo issoque você escreveu...emocionante mesmo!

    Singela interpretação
    Profundas conclusões

    Samuka!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é mesmo muito lindo. Cheio de lições...

    ResponderExcluir
  3. esse livro e muito elaborado e muito sofrido,mas,nos mostra a cultura de outro paises e conta coisas absurdas e que nos leva a outro mundo e diz que a lealdade significa muito!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandy!
    Que blog legal o seu.
    Quanto talento na escrita, quando pensamento, quanta vida cotidiano, quantos sonhos...
    Parabéns pelo espaço é lindo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir