sexta-feira, 27 de março de 2009

Amor próprio.


Faço parte daquelas pessoas que acham que agente vem pro mundo pra aprender alguma coisa. Mais do que isso, agente vem aprender a viver. Cada dia uma nova lição.
Ultimamente eu descobri que aquela frase de Shakespeare, que gosto de deixar aqui no canto do meu blog, é uma bela lição.

"E aprendemos que não importa o quanto nos importemos,algumas pessoas simplesmente não se importam..."

Estou aprendendo que mais importante do que cair, é aprender a levantar. É difícil achar alguém pra nos ajudar a levantar. Mais é fácil levantar, quando há apoio. Difícil mesmo é aprender que é sozinho que se levanta. Porque existem lições que só agente aprende. Que só cabe a nós executar o aprendizado.
É fundamental encontrar esse apoio. Mais fundamental que isso é conseguir esse apoio dentro de si mesmo. Porque quando menos se espera é sozinho que estamos chorando. Pra mudar tudo isso acho que agente tem que aprender a rir sozinho. Mais do que ri com os outros é ri de si mesmo.
Amar é importante, mas antes de amar o próximo, agente não pode se esquecer de uma coisa. De amar a si mesmo. Como poderemos ser amados, se não nos amamos?.
É fácil amar a si mesmo. Difícil é amar a si mesmo sem parecer esnobe, sem parecer egocêntrico. Difícil é encontrar o equilíbrio entre se amar, e amar ao próximo.
Essa é mais uma lição que agente aprende. A de que esse amor tem de ser nosso primeiro amor. O Amor próprio.

Sandy Quintans

3 comentários:

  1. Interessante a sua reflexão. Eu penso que não dá pra separar as coisas. A gente aprende a amar, e amar é inteiro. Amar a si, amar aos outros, é uma separação arbitrária que a gente faz no nosso raciocínio, nosso jeito ocidental de pensar.

    Cheguei aqui pelo blog do seu pai, moça.
    Adorei a trilha musical!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. é isso aí mesmo. só quem se ama pode amar plenamento o outro.

    ResponderExcluir