sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Maturidade.


Hoje eu estava assistindo Pé na rua, como de costume, na hora do meu almoço. Pra quem não sabe Pé na Rua é um programa diário que passa na TV Cultura, que geralmente passa a agenda de São Paulo, pra galera jovem Paulistana. Além de passar a agenda, eles debatem diferentes temas com o pessoal na rua.
Hoje eles começaram a debater sobre a diferença de idade entre casais. Usaram Mallu Magalhães e Marcelo Camelo como exemplo, que pra quem não sabe existe uma pequena diferença de idade de 14 anos entre eles. Apesar de existir uma certa desaprovação minha pra este casal, já que sinceramente eu não sei como Marcelo Camelo aguenta a chata da Mallu Magalhães. Mas tudo isso não vem ao caso.
O que estou tentando dizer é que não sei como em pleno século 21, ainda existem pessoas que guarda preconceito por relacionamentos entre pessoas de idades diferentes. Não deveriam nem de ter que discutir isso.
Relacionamentos pouco tem a ver a idade das pessoas envolvidas. Mas sim a ver com maturidade. Não adianta nada ter idades próximas se não houver maturidade. Assim como não adiantaria muita coisa ter idades diferentes se não houver maturidade.
Pra mim é uma grande besteira pensar nesse tipo de preconceito. Aliás porque será que as pessoas ainda insistem em formarem seu pré-conceitos sobre as coisas?

Sandy Quintans

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cultura de Musical...


Se tem uma coisa que eu gosto nessa vida, essa coisa são os musicais. Musical é muito legal.
Não é todo mundo que gosta. Talvez porque tem aquelas partes ridículas quando todos os figurantes começam a dançar e cantar todos juntos. É meio ridículo, mas dá graça.
E já reparou como as músicas sempre se encaixam, no contexto? Acho isso genial. Tudo bem que que a maioria das musicas de Musical são feitas para o próprio musical, como em Grease, Hairspray e High School Musical.
Mas agente tem que lembrar daqueles musicais onde que são mais geniais ainda por adaptarem músicas já existentes no contexto do Musical como em Moulin Rouge, Across the Universe (com músicas dos Beatles) e Mamma Mia ( com músicas do Abba).
Também já reparou como nos musicais os sentimentos são ampliados, o sofrimento sempre é maior, a alegria também. Sempre tem várias pessoas dançando e cantando. Por que é disso que se tratam os Musicais.
Apesar de ser uma grande maluquice, é até diria Ridículo, os musicais são essenciais.

Sandy Quintans

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Paciência.


O Carnaval foi bom. Agora é hora de voltar para a realidade.
Voltar para ter paciência. Sou paciente mas confesso que as coisas estão me exigindo mais do que gostaria.
De repente agente se decepciona com as pessoas. Que mania estranha que elas cultivam, a de mentir. Adoram mentir. Mentem, traem e enganam. A maioria sem o menor peso na consciência.
Nossa função é apenas a de superar pequenos delitos dos outros seres humanos. Superar decepções. Voltei pra poder voltar a enxergar estes que me enganaram.
Hoje só posso desejar que mudem. Apenas isso. É o meu melhor.
Acordei com vontade de chutar tudo e esquecer o porque que tenho que ter paciência.
Vou viver o dia de hoje com paciência, porque é isso que a vida exige. Mas vou ficar me lembrando de ontem, enquanto pude estar com o amor.Vou ter paciência hoje. Pra conseguir ter outro dia como o de ontem.
Enquanto isso faço bolhas de sabão pra me distrair!

Sandy Quintans

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Os Girassóis Não Vivem Para Sempre!


Havia uma bela plantação de girássois aqui em Campinas grande e amarela. Todas as vezes qu eu Helen passavamos em frente á ela, nossos olhinhos Quintanescos brilhavam. Imaginavamos o dia em que entrariamos naquela gigantesca plantação de Girassóis. Ficamos tão íntimas da bela plantação que até arranjamos dono pra ela, o Velho Magote ( sim, foi inspirado no Velho Magote de O Senhor dos Anéis)
Nós diziamos, "Um dia nós iremos entrar na bela plantação do Velho Magote, e iremos tirar muitas fotos de Girassol". Nós amavamos a plantação.
Até que um dia desses após a longa viagem Quintanesca de férias, passei em frente a bela plantação e descobri o pior. Os Girassóis foram arrancados! Descobri que eles não vivem para sempre.
Provavelmente foram utilizados para o comércio. Grandes capitalistas.
Mas depois de muito pesar, fui olhar as coisas por um lado mais positivo. Pensei que aqueles belos Girassóis que estavam em um só lugar. Agora poderiam estar espalhados pelo mundo exalando sua beleza de Girassol. Que fariam muitas pessoas felizes. Que elas seriam presenteadas com Girassóis por pessoas queridas.
Mas ainda assim, sinto falta dos Girassóis que não vivem para sempre.

Sandy Quintans

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Hapiness


Esses dias conversei com um amigo que não conversava já a algum tempo. Ele me disse : "Desejo que seja feliz". Pra mim não há nada melhor no mundo do que desejar a alguém felicidade. é como se dissesse: " seja feliz não importa como, independente do que o faça feliz".
Não tenho medo de errar. Sofrer, chorar, se descabelar. Porque eu sei que tudo isso faz parte da busca pelo acerto. Acertar. Buscar essa tal felicidade.
Do dicionário felicidade: "1.Qualidade ou estado de ser feliz. 2. Bom êxito, êxito, sucesso. 3. Boa fortuna, dita sorte". Essa é a felicidade do Aurélio. Mas o que faz você feliz?
Pra mim felicidade é acreditar nas pessoas. Acreditar que são boas. Acreditar que são melhores do que acreditam. Acreditar que são como eu, isso se não forem melhores. Ilusão essa minha.
Felicidade pra mim é ouvir uma boa música. Cantar. ( talvez isso não seja bom para os outros.rsrs). Felicidade é Chocolate. Doce alegria.
Mas a maior alegria que encontrei nessa vida foi ter quem eu gosto ao meu lado. Foi poder amar, independente de ser amada. Retribuição é uma dádiva para poucos.
É isso que é felicidade? Não importa. Ser feliz depende de nós mesmos. Encontre-a aonde quiser.
Nas pessoas . Nos amigos. No seu Amor.
Nos girassóis. Nas bolhas-de-sabão. Nos pequenos prazeres.
Nas tulipas. No Chocolate. Nos Abraços.
Nas rosas. Nos beijos.
Na Música. No Cinema. No Teatro.
Cante. Berre. Grite.
Pense. Ria .Sonhe.
Esteja aonde estiver. Que seja felicidade.
Respondi ao meu amigo: "Já sou feliz". Ele me respondeu :"Eu sei"

Sandy Quintans

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Chuva, Chuvisco Chuvarada!


Agora todo dia é assim só chove. Verão, sol , calor e Chuva! Muita chuva. Tudo alagado.
Chuva faz bem. Molha as plantas, fazem crescer e traz sombra pra gente.Eu sei que isso era o que a professora do primário falava pra gente. O que ela não disse é que bom mesmo na chuva é ficar em casa.
Tem coisa melhor do que passar um dia de chuva, com os cabelos sobre a proteção do seu teto, de baixo das cobertas assistindo filme? Acho que tem sim. Um prato de brigadeiro com uma boa companhia. Mas ainda pode melhorar. Pode ter boa companhia e boa música.
Bom mas já que não tenho a dádiva de poder ficar em casa quando chove. Tomo banho de chuva .
Ou simplesmente pego meu guarda-chuvinha e vou viver como um mero mortal.

Sandy Quintans

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Alguém em quem confiar


Se tem uma coisa que é difícil nessa vida é encontrar alguém pra se confiar. Por mais que se encontre, há decepções. Alguém com quem se pode contar, não apenas pra que se possa contar seus problemas, mas alguém que não te julgue por seus erros.
Mas também não adianta encontrar alguém pra se confiar se não confiar em você mesmo. Confie em você mesmo, pra que não se esqueça dos sonhos que carrega. Pra que não se esqueça de sua capacidade. Se não confiar em você, como poderá convencê-los de que é capaz?
Tenha alguém pra se confiar. Não apenas para que confie. Mas para que confie em você.
Não se pode abraçar sozinho.

Sandy Quintans

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Desenbaraçar os nós!


Dias badernados esses meus!
Parece que depois das férias agente demora a entrar no ritmo. Ainda mais depois das melhores férias do mundo.
Como é mesmo que se volta a trabalhar depois de tudo? É devagar quase parando.
Minha vida está e tom de decisões. Decidir o que fazer hoje. Para viver melhor amanhã.
Desembaraçar esses nós que se enrolaram.
Chegou a hora de sair do Armário. Chegou a hora de arregaçar as mangas. Pra viver!

Sandy Quintans

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Prêmio Dardos


Tenho que dizer que fiquei muito feliz em saber que alguém nesse mundo me presenteou com o prêmio Dardos. Melhor que receber de uma pessoa. Foi receber de duas!
Muito Obrigado por lerem minha besteiras.

"Com o Prêmio Dardos se reconhece os valores que cada blogueiro mostra, cada dia, em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo, que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras."
E possui três regras:
1- Aceitar exibir a imagem.
2- Linkar o blog do qual recebeu o prêmio.
3- Escolher 15 blogs para entregar o Prêmio Dardos

Meus premiados são:


terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Metade


"Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
Mas a outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é a platéia
A outra metade é a canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também."

Oswaldo Montenegro

domingo, 1 de fevereiro de 2009

A diferença de ser e pensar.



Fiquei sentada na escada pensando enquanto ia embora. Enquanto eu o via caminhar, desejei que durasse mais um pouco.
Por mais cansada que estivesse pensei em coisas que me ensinou em poucas palavras.
Decidi no dia seguinte que você realmente tinha razão.
Aprendi que existe a diferença entre o que você é, e o que pensam sobre você. Afinal de contas, somos o que pensam sobre nós, ou o que somos.
Melhor é fazer pensar o que é. Não é fácil ser julgado pelo que não é.
As pessoas julgam, e eu julguei. Por que fazer contra os que você ama, o que fizeram com você e te fez sofrer? Pior que ser julgado por alguém que ama, é julgar alguém que ama.
Julgar. Cabe a quem julgar alguém? Dizer o que você é. Dizer o que tem de fazer. Ninguém deveria julgar ninguém. Mas julgam.
Raras são as pessoas que aceitam os outros como são. Ao invés de pensar o que são e pronto como todo mundo.
Você é o que deseja ser. Mas será julgado pelo o que pensam sobre você.
Se pensarem coisas boas, bom. Se não, ruim. Melhor que pensem a verdade. Mesmo que essa verdade seja difícil.
Mas o mais engraçado de tudo é que não fui julgada não por uma mentira. Mas por metade de mim. Não é mentira, é parte de mim.
Queria não ter julgado, como fui julgada. Queria não ter te julgado. Mas existem algumas coisas que agente aprende errando. Talvez eu não tenha medo de errar. Talvez eu tenha medo de perder a quem amo. Talvez tenha sido o grande erro afinal.
Mas ainda não entendi. Se somos o que realmente achamos que somos. Ou somos o que acham á nosso respeito.
Talvez eu aprenda. Só quero que tudo fique bem.

Sandy Quintans